quarta-feira, 22 de junho de 2011

Vídeo Indicado: Ergo Proxy

Ergo Proxy
 Ergo Proxy (em japonês: エルゴプラクシー Erugo Purakushī  )
É um anime que mistura ficção cientifica e uma pitada de suspense, dirigido por Shukou Murase e com roteiro de Dai Satou. Apresentando elementos góticos e cyberpunks, concentra-se fortemente na psicologia e mentalidade de seus protagonistas. O enredo se concentra em uma cidade futurista chamada Romdo, construída para proteção dos cidadãos após o apocalipse global, onde humanos e AutoReivs (Andróides) coexistem em harmonia, porém  série de assassinatos cometidos por robôs  e AutoReivs, infectados pelo vírus Cogito (faz com que eles adquiram consciência), então  por sua vez começa a ameaçar o equilíbrio da ordem social de Romdo, o governo por sua parte vem conduzindo experimentos secretos com uma misteriosa forma de vida humanóide intitulada Proxy (os Proxies são descritos como Semi-Deuses e Imortais, e que sejam a chave para a sobrevivência da humanidade).
Algumas curiosidades sobre o anime:
Os nomes de seguintes personagens, Husserl, Kristeva, Derrida, Berkeley, Deleuze e Félix Guattari tiveram uma grande fonte de inspiração, foram baseados em filósofos. O primeiro episodio começa com uma citação da resposta de Michelangelo ao “Epígramo à Noite” de Giovan Batista Strozzi, a seqüência de abertura do episodio 03 em diante mostra fragmentos desta citação em italiano aos gráficos de fundo da montagem.
"Caro m' è 'l sonno, e più l'esser di sasso, Mentre che 'l danno e la vergogna dura: Non veder, non sentir, m' è gran ventura; Però non mi destar, deh! parla basso"
"Bem vindo seja o sono, mais bem vindo o sono de pedra. Enquanto o crime e a vergonha permanecem em terra; Minha grande sorte, não ver ou ouvir; Não me acordem - por piedade, falem baixo."
O titulo do episódio número 14, “Ophelia” nada mais é do que uma homenagem a pintura de John Everett Millais, que retrata o suicido da personagem de Hamlet, em um lago.
A palavra “Cogito” é um verbo latino, conjugado na 1ª pessoa do presente do indicativo, que significa “penso”, conhecida pelo ditado “Cogito, ergo sum: Penso, logo existo”. Provavelmente, a palavra “Ergo” surgiu desse mesmo ditado.
abaixo confira a abertura do anime e o trailer:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

De sua opinião ou se preferir mande uma mensagem para nós, Obrigado!